FONES DE OUVIDO PODEM CAUSAR PERDA AUDITIVA?

FONES DE OUVIDO PODEM CAUSAR PERDA AUDITIVA?

Não é difícil encontrar jovens e adultos na rua fazendo uso de fones de ouvido, de diversos modelos e tamanhos. É importante lembrar que o uso de fones de ouvido tem tido grande aumento devido a popularização e ao fácil acesso aos smartphones, principalmente os jovens e adultos. Estudos mostram que até 82% da população de estudantes utiliza dispositivos que permitem a entrada de fones de ouvido.

O que muitos não sabem é o quanto o uso excessivo e contínuo pode prejudicar a audição, causando danos irreparáveis e irreversíveis à saúde auditiva.

A perda auditiva ocasionada por exposição a níveis de pressão sonora elevados está aumentando entre a população, tanto por ruído ocupacional de origem industrial quanto por ruídos gerados pelos aparelhos de som, o que tem sido muito preocupante.

Nota-se que em ambientes ruidosos a tendência é aumentar o volume para abafar o som ao redor. Deste modo é importante lembrar que ao notar que o som nos fones estão acima dos sons ao seu redor a possibilidade de prejuízo auditivo aumenta consideravelmente e assim o dano auditivo se dá em pouco tempo de uso.

Outro sintoma muito frequente em pessoas que fazem uso de fones de ouvido de forma contínua é a presença de zumbido, seja ele temporário ou permanente. O zumbido surge como um sintoma, um sinal de alerta para que o indivíduo tome conhecimento de que não está cuidado devidamente da audição.

O fato de usar o fone de ouvido não é o que causa alerta, mas o volume em que está sendo usado. O limite seguro de som contínuo para o ouvido é de 80 decibels. O ideal é que não somente os fones, mas também outros aparelhos de som sejam usados com o volume até a metade da capacidade, para evitar prejuízos à audição. Isso porque os sons acima de 85 decibels são prejudiciais e, inclusive, alguns modelos podem atingir até 120 decibels.

Recomenda-se também que em locais agitados, como festas, boates e shows, deve-se evitar ficar próximo às caixas de som e fazer um descanso auditivo nos dias seguintes. Ao notar algum sintoma auditivo como, zumbido constante e/ou dificuldade para entender o que as pessoas estão falando deve-se imediatamente suspender o uso de fones e procurar os profissionais adequados para realizar avaliação auditiva.

Compartilhe: