Você escuta, mas não entende? Fique atento aos sinais.

Você escuta, mas não entende? Fique atento aos sinais.

Escutar o que as outras pessoas estão falando, porém não entender, pode ser um sinal de perda auditiva, é preciso estar atento aos pequenos sinais. A perda auditiva muitas vezes é dita como uma deficiência invisível, pois os primeiros sintomas não são claros. É comum escutar essa frase em portadores de perda de grau leve a moderada, onde os sinais são menos perceptíveis.

Isso se deve ao fato de como é composta a fala. Temos os sons das vogais e das consoantes, distribuídos da seguinte forma: As vogais estão localizadas na região das frequências baixas/graves e estes sons geralmente demoram mais para serem afetados. Já algumas consoantes estão localizadas na região das frequências altas/agudas, esses sons agudos são mais difíceis de serem captados, devido a sua baixa intensidade e ao fato dessa região ser comumente a primeira a ser afetada quando se estabelece a perda auditiva.

As consoantes são essenciais para distinguir os sons, pois dão sentido as palavras e auxiliam na diferenciação das mesmas, sendo assim o portador da perda auditiva acaba ouvindo as palavras apenas em partes, sendo mais claro os sons das vogais.

É importante considerar também a dificuldade em perceber os sons em ambientes ruidosos, onde a relação sinal/ruído está presente. A inteligibilidade de fala em ambientes ruidosos e com conversas competitivas acontecerá com maior dificuldade o que irá prejudicar ainda mais a compreensão da fala.

Dito isto, lembramos da importância de se estar atento a este e a outros sinais de perda auditiva como:

-Dificuldade em escutar em ambientes ruidosos como: bares e restaurantes.

-Manter o volume da televisão muito alto.

-Pedir frequentemente para que as pessoas repitam o que disseram.

-Dificuldade para ouvir sem o apoio visual, ou seja, sem que esteja olhando para a pessoa.

– Achar que todos estão sussurrando ou falando “para dentro”.

Se você percebe algum desses sintomas em você ou algum conhecido fique atento e procure pelo profissional adequado (Fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista) para te orientar e informar sobre as opções de tratamento existentes. A perda de audição pode ser progressiva e é irreversível mas se tratada adequadamente e com o uso dos auxiliares de audição (Aparelhos auditivos) os impactos principalmente na compreensão da fala podem ser minimizados.

Ligue agora e agende sua avaliação!

Telefone : (31) 3201-8115
Whatsapp (31) 9 7104-3513,
Se preferir, envie um e-mail: clinicaauditiva@prazerdeouvir.com.br
Endereço: Av. Afonso Pena, 578, 18° Andar – Centro, Belo Horizonte – MG, 30130-000

Compartilhe: